sexta-feira, 2 de novembro de 2012


NOTÍCIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2012



Nacional

Desenvolvimento sustentável e ecologia

Dilma veta 9 pontos do Código Florestal
Presidente retirou do texto a principal mudança feita pelo Congresso na nova lei, que alterava a chamada escadinha e diminuía a área de recuperação de florestas nas margens dos rios = A presidente Dilma Rousseff vetou, 17 de outubro de 2012, a principal mudança feita no Código Florestal pelo Congresso, a que alterava a chamada escadinha e diminuía a área de recuperação de florestas nas margens dos rios. Um decreto presidencial, usado para regulamentar o Cadastro Ambiental Rural (CRA) e o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), vai recuperar o texto original da Medida Provisória alterada pelos parlamentares, o que promete abrir uma nova frente de batalha com a bancada ruralista da Câmara dos Deputados."Todos os vetos foram fundamentados na recuperação dos princípios da Medida Provisória de não anistiar, não estimular o desmatamento ilegal e estimular a justiça social no campo", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. "Foi vetado tudo aquilo que leva ao desequilíbrio social e ambiental". Os vetos incluem, ainda, a proibição de usar árvores frutíferas para recuperação de áreas degradadas dentro das Áreas de Preservação Permanente e um artigo que definia uma área de cinco metros na recuperação nas margens de rios intermitentes de até dois metros de largura em propriedades de qualquer tamanho. A maior questão para os ruralistas, no entanto, é mesmo o tamanho das áreas de preservação em margens de rios. A versão final que saiu do Congresso, em uma enorme derrota para o governo, diminuiu a obrigação da recomposição para médias e grandes propriedades. Nas médias propriedades, de 4 a 10 módulos fiscais, o governo quer a recuperação de 20 metros em cada margem em rios com até 10 metros de largura. Em propriedades com até 10 módulos fiscais, se o rio for maior que 10 metros, e em áreas maiores do que essas, com rios de qualquer tamanho, a recuperação terá que ser equivalente à metade da largura do rio, com um mínimo de 30 metros e máximo de 100 metros. A mesma regra vale para as grandes propriedades. Essa é a versão que será recuperada com o decreto presidencial publicado amanhã no diário oficial. Na versão do Congresso, a área a ser recuperada nas médias propriedades seria de 15 metros em qualquer caso e, nas grandes propriedades, a faixa mínima passaria a ser de 20 metros e o tamanho máximo passaria a ser regulado pelos Estados. Na avaliação do governo federal, as alterações tinham potencial de reduzir significativamente o tamanho das matas ciliares.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Ocupação irregular nas florestas
As florestas protegidas do país, áreas que já foram demarcadas e que devem ser fiscalizadas pela União, estão "contaminadas" por milhares de ocupações irregulares, um imenso caos fundiário que tem colaborado para escancarar ainda mais as portas da Amazônia para a mineração e o desmatamento ilegais. O Valor teve acesso ao plano de regularização fundiária das unidades de conservação elaborado pelo Instituto Chico Mendes. O Brasil tem hoje 312 unidades de conservação, um mosaico de riqueza natural que envolve quase 10% do território nacional, somando 75,1 milhões de hectares. Do total, 16,9 milhões de hectares estão ocupados irregularmente por propriedades privadas.
Fonte: Valor Econômico

Economia

47 cidades bilionárias têm 37% da renda municipal
A situação financeira dos municípios brasileiros reflete, com precisão, o nível de concentração da riqueza do país. Entre os 47 municípios bilionários, ou seja, no Estado de São Paulo. A região Norte tem apenas dois; o Centro-Oeste, três; e o Nordeste, nove desses municípios. As três regiões são representadas pelas capitais. Apenas o Sul e o Sudeste possuem municípios bilionários no interior — 26, mais da metade do total. Os 47 detêm 37% do montante de recursos disponíveis nos 5.563 municípios brasileiros. Desse conjunto, dez possuem receita orçamentária per capita superior a R$ 3,7 mil e quatro deles são governados pelo PT. O partido tem chances maiores de eleger prefeitos em dois: São Bernardo do Campo e Cubatão, ambos em São Paulo. Nos outros municípios lideram o PSDB (Santos, Befím e Vitória), PSB (Belo Horizonte), DEM (Barueri), PR (Campos dos Goytacazes), PV (Macaé) e PTB (Santos André).
Fonte: Valor Econômico

Vendas de carros novos caem 31,5% em setembro
As vendas de carro zero-quilômetro despencaram em setembro. Entre automóveis e comerciais leves foram emplacados, no mês passado, 277.614 veículos no País. O volume é 31,54% menor em relação a agosto e 5,44% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. A queda é atribuída pelo setor à antecipação de compras em agosto por causa da perspectiva de fim do benefício do corte do IPI. Além da antecipação de consumo, a forte desvalorização dos veículos usados ajudou a frear as vendas de carros novos.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Brasil se defende culpando a crise
O Brasil reagiu à pressão feita por Europa, EUA e Japão e contestou, na Organização Mundial de Comércio (OMC), que esteja erguendo barreiras a produtos estrangeiros: o objetivo é proteger a indústria em tempos de crise global, disse o governo.
Fonte: O Globo

Nova alta impulsiona a retomada da indústria
Maior aumento em 15 meses, porém, será insuficiente para zerar perdas. Impactada por medidas do governo de estímulo ao consumo, a indústria acentuou a sua retomada em agosto e cresceu 1,5% na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE. É o terceiro resultado positivo seguido e o maior crescimento desde maio de 2011. Dos 27 setores analisados, 20 tiveram taxas positivas. A produção de bens duráveis (carros, eletrodomésticos e móveis) aumentou 2,6%. A indústria deverá manter até o fim do ano a tendência de aquecimento iniciada em junho, na avaliação de analistas. A reação, porém, não será suficiente para zerar as perdas em 2012. A estimativa é de queda em torno de 2% — até agosto, a retração acumulada era de 3,4%. O ministro Guido Mantega (Fazenda) comemorou o resultado. "Deixamos para trás o período de crescimento fraco", disse ele.
Fonte: Folha de S. Paulo

Novo regime automotivo agrada a empresas do setor
Recebida com elogios, após meses de negociação entre governo e setor privado, foi oficializada ontem a regulamentação do novo regime automotivo, que vincula a tributação no setor a requisitos de fabricação no país. Entre essas exigências, que podem representar uma diferença de até 34 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), estão o percentual de uso de componentes nacionais ou importados de sócios do Mercosul, limites mínimos de investimento em engenharia e inovação e gastos com o aumento da eficiência dos motores e da segurança dos veículos. Para usufruir integralmente dos benefícios fiscais do novo regime, que reduz o imposto proporcionalmente à quantidade de peças e partes fabricadas no país, as montadoras de instalação mais recente, especialmente francesas, japonesas e coreanas, devem enfrentar maior dificuldade, segundo preveem as autoridades.
Fonte: Valor Econômico

Brasil abaixo da média mundial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial reduziram de 2,5% para 1,5% a projeção de crescimento do PIB brasileiro para este ano. O percentual é menos de metade da média mundial (3,3%) e abaixo também dos emergentes.
Fonte: O Globo

Dividido, Banco Central diminui taxa de juros em 0,25 ponto
Em decisão apertada (5 votos a 3), o Banco Central diminuiu em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros da economia, que caiu de 7,5% para 7,25%. É a décima queda seguida da Selic. O comunicado da decisão indica que poder ser o último corte do ciclo iniciado em agosto de 2011. A medida reduzirá o rendimento da poupança.
Fonte: Folha de S. Paulo

BC intervém no BVA, 7º banco a quebrar em 2 anos
O Banco Central interveio no BVA, sétima instituição financeira com problemas desde a quebra do Panamericano, em 2010. Com o aumento dos saques, o banco chegou a ficar com patrimônio negativo de R$ 580 milhões, o que motivou a intervenção, mas fiscalização já apontava problemas. No governo, as dificuldades são atribuídas ao modelo de negócios, com empréstimos de alto risco e prazo longo diante de um passivo de curto prazo. Para analistas, o caso não vai contaminar o sistema.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Educação

Educação: Brasilienses estudam mais
O número de moradores do DF com 15 anos ou mais de educação formal é o maior do país — e esse contingente cresce rapidamente, apontam dados divulgados pelo IBGE.
Fonte: Correio Braziliense

UnB vai destinar 32,5% das vagas para cotas
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília decidiu que 12,5% das vagas do primeiro vestibular de 2013 e da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) serão reservadas para as cotas sociais, conforme estabelece lei aprovada pelo Congresso Nacional em agosto. A medida beneficia alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. A UnB também decidiu manter o programa que já aplica desde 2004, destinando 20% das vagas para negros e índios, mas somente no vestibular universal. Com isso, das 4.184 oportunidades que ofertará na próxima seleção, 710 ficarão com afrodescendentes e 232 com estudantes de instituições públicas.
Fonte: Correio Braziliense

Cotistas terão dupla chance no vestibular
Estudantes de escolas públicas que não ingressarem em universidade federal pelas cotas sociais vão concorrer ainda às vagas do sistema universal, competindo com quem estudou em colégios particulares. Decreto e portaria com as novas regras que facilitam o ingresso de estudantes da rede pública em instituições federais de ensino superior foram publicados no Diário Oficial da União. Uma das principais novidades dessa fase de transição é a chance em dobro para que esses candidatos consigam a aprovação nas federais. No caso do programa da UnB que já destina 20% dos postos para negros e índios, os critérios não mudam. No próximo vestibular, a universidade reservará 32,5% de todas as suas vagas para a política de cotas.
Fonte: Correio Braziliense
MEC quer cursos de nivelamento
O MEC prepara cursos de nivelamento para melhorar a formação de estudantes que ingressarem nas universidades federais pela Lei de Cotas, cujo decreto foi publicado no Diário Oficial. Os cursos não deverão estar prontos até o próximo vestibular, quando as cotas entram em vigor. (O Globo)
Palavra do aluno definirá cor para preencher cotas nas federais
A palavra do aluno sobre sua cor será o único critério das universidades federais para definir quem será beneficiado pela lei de cotas. A autodeclaração valerá já nos próximos vestibulares. O Ministério da Educação refutou a possibilidade de as instituições criarem comissões para confirmar a declaração dada pelo candidato, como hoje é feito na Universidade de Brasília. (Folha de S. Paulo)

Desafios brasileiros: Por trás do sucesso, a educação
Nos últimos anos, o Brasil praticamente conseguiu que a totalidade das crianças entre 6 e 14 anos esteja matriculada na escola, mas o país ainda está longe de formar profissionais, de nível técnico ou superior, em número suficiente para atender ao mercado de trabalho, como mostra a segunda edição do projeto "Desafios Brasileiros" uma parceria entre O GLOBO e "O Estado de S. Paulo" Para especialistas, se quiser crescer, o país precisa de profissionais qualificados.
Fonte: O Globo

Energia

Produtividade no pré-sal surpreende a Petrobrás
As explorações do pré-sal, especialmen­te na Bacia de Santos, têm surpreendido a Petrobrás. Os primeiros quatro poços do campo gigante de Lula estão produ­zindo 50% mais do que o previsto. O êxito serve para ofuscar internamente a acentuada queda de produção no pós-sal da Bacia de Campos. Em Santos, o índice de sucesso é de 90%, ante cerca de 30% da média mundial. Diante do po­tencial, o governo adotará um novo mo­delo de concorrência.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Novo apagão atinge 11 estados
Repetição de blecautes `não é normal', afirma ministro; curto-circuito deixa Nordeste e parte do Norte sem luz por 4 h. Os nove Estados do Nordeste, além de parte do Pará e do Tocantins, no Norte, ficaram ao menos quatro horas sem energia elétrica na madrugada do dia 26 de otubro em razão de curto-circuito ocorrido na subestação de Colinas (TO). É o quarto apagão no país em 35 dias e o segundo de grande porte no Nordeste. Cidades inteiras ficaram sem água, e hospitais funcionaram à meia-luz - houve calote em restaurantes, incêndios e assaltos. Não foi divulgado o número de pessoas afetadas. Para o ministro interino Márcio Zimmermann (Minas e Energia), o risco de ocorrerem apagões seguidos é "praticamente zero". "Eventos como esses não são normais e a coincidência é mais anormal ainda", disse. O Operador Nacional do Sistema descarta a hipótese de sabotagem e afirma que o mecanismo de proteção do sistema falhou. A Cemig, responsável pela subestação, não se manifestou.
Fonte: Folha de S. Paulo

Governo vê falha humana no apagão
Diretor da Aneel e ministro do Planejamento não têm dúvidas de que técnico provocou o blecaute ao não acionar dispositivo de segurança, mas por enquanto preferem não falar em sabotagem. (Jornal do Commercio)

Maior seca em 83 anos põe reservatórios do NE em alerta
Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o volume de chuva nas principais bacias da Região Nordeste é o pior em 83 anos. A situação se agrava porque nem todas as usinas termoelétricas selecionadas pelo ONS conseguiram entrar em operação. Em outubro, o nível de armazenamento de água da região caiu para o menor nível desde 2003. (O Estado de S. Paulo)


Política

Petistas e tucanos dominam eleição em grandes cidades
PT vence em 8 municípios com mais de 200 mil eleitores e disputa mais 22; PSDB obtém 6 vitórias e tem chance em 17. O resultado das eleições municipais mostra que o PT e o PSDB tiveram os melhores desempenhos no grupo das principais cidades do país, aquelas que possuem mais de 200 mil eleitores. Dos 83 municípios que se incluem nesse perfil, 8 foram conquistados no primeiro turno pelo PT, que disputará outros 22 agora. Por sua vez, o PSDB elegeu 6 prefeitos e tem 17 candidatos ainda no páreo. Apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores é possível a realização de um segundo turno. As siglas vão duelar em seis dessas cidades no segundo turno, sendo três capitais: São Paulo, João Pessoa (PB) e Rio Branco (AC). O PT também está na disputa em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT), e o PSDB, em Belém (PA), Manaus (AM), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES). Contrariando Lula, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) disse que o mensalão atrapalhou o PT, mas o partido "sobreviveu ao obstáculo".
Fonte: Folha de S. Paulo

Supremo condena Dirceu
Maioria considerou o ex-ministro da Casa Civil culpado por corrupção ativa; Também foram condenados José Genoino e Delúbio Soares; Decisões do mensalão poderão alterar entendimento da 1ª instância sobre crimes de quadrilha e lavagem. Mensalão Especial - Sete anos após o início do escândalo do mensalão, a maioria dos integrantes do STF condenou José Dirceu pelo crime de corrupção ativa. Para a Corte, o ex-ministro participou do esquema de compra de apoio político. Dirceu ainda não foi julgado por formação de quadrilha, da qual é acusado de ser o "chefe" pela Procuradoria-Geral da República. Embora sua defesa diga não haver provas de sua participação em compra de voto, o STF concluiu que não havia como Dirceu não saber do esquema que envolvia o PT - partido que ajudou a fundar em 1980 - e mais quatro siglas. Para o STF, a ordem para formar a base de apoio a Lula saiu do Palácio do Planalto. Com isso, os ministros também abrem um novo capítulo no combate à corrupção: a inexistência de um "ato de ofício" não será mais garantia de impunidade para autoridades que praticarem crimes no exercício da função pública. O STF selou também o destino de outros dois réus do PT: José Genoino, ex-presidente do partido, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro, foram condenados. Após a condenação, Dirceu publicou nota em seu blog em que diz que "acatará a decisão", mas "não se calará".
Fonte: O Estado de S. Paulo

De engraxate a presidente do STF
Eleito para substituir Ayres Britto, que se aposenta mês que vem, novembro 2012, o ministro Joaquim Barbosa chegará ao comando do Supremo celebrado como herói por sua atuação implacável contra os réus do mensalão. Nas redes sociais, ora sua imagem é associada a Batman, ora a Superman. Seu vice, no STF, será Ricardo Lewandowski.
Fonte: Correio Braziliense

Corruptos são apenas 0,1% dos presos
Entre as 514 mil pessoas que lotam as prisões do país, só 632 cumprem pena por esse crime. A percepção geral de que corruptos não vão para a cadeia é confirmada por dados oficiais. Em dezembro de 2011, só 632 (0,1%) dos 514 mil presos no país cumpriam pena por esse crime. Número tão reduzido que, se os dez réus do mensalão condenados por corrupção passiva forem presos, essa parcela da população carcerária crescerá um sexto.
Fonte: O Globo

Haddad é eleito prefeito de SP; poder se fragmenta pelo país
PT reconquista a capital paulista apos 8 anos; Ex-ministro diz, ironicamente, que é o "segundo poste" de Lula; 16 partidos controlarão as 85 maiores cidades. O advogado e professor universitário Fernando Haddad, 49, foi eleito o 51° prefeito de São Paulo, reconduzindo o PT ao governo da maior cidade do país depois de oito anos. Haddad obteve 3.387.720 de votos (55,57% dos válidos). O ex-prefeito José Serra (PSDB), 70, conquistou 2.703.768 de votos (44.43%). O percentual de eleitores paulistanos que votaram em branco, nulo ou se abstiveram (29,3%) foi o maior desde 1996. Ex-ministro da Educação de Lula, que impôs seu nome ao PT, Haddad agradeceu ao ex-presidente pela "confiança, orientação e apoio", e a presidente Dilma, pelos "confortos nos momentos mais difíceis". Ao celebrar a vitória, se definiu, ironicamente, como o "segundo poste" eleito por Lula e prometeu "derrubar o muro da vergonha" entre ricos e pobres. A pulverização foi a marca da eleição no país. Em 2008, 11 partidos venceram nas 85 maiores cidades — agora, foram 16. O PSB foi o mais fortalecido, com cinco capitais e 11 dos 85 maiores centros. Apesar do triunfo paulistano, o PT perdeu no segundo turno em metrópoles como Salvador, Fortaleza e Campinas.
Fonte: Folha de S. Paulo

Renovação marca disputa nas capitais
Nas eleições municipais mais acirradas em mais de uma década, com reviravoltas e um recorde de 50 definições em segundo turno, a renovação deu o tom. Nenhum dos três prefeitos que tentaram renovar seu mandato foi bem-sucedido, o que fez a reeleição nas capitais despencar. Caiu de 95% em 2008 para apenas 50%: oito prefeitos se lançaram e apenas quatro se elegeram, todos no primeiro turno. Um efeito indireto foi a fragmentação partidária. Doze legendas governarão 26 capitais, maior número já registrado. O PSOL e o PTC chegam, pela primeira vez, a uma prefeitura de capital, respectivamente Macapá e São Luís. Nos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, passam de 12 para 16 os partidos com assento nas prefeituras.
Fonte: Valor Econômico

Relações internacionais

Farc querem ter Brasil de mediador
Um representante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no processo de paz, que começa dia 15 em Oslo, disse que a guerrilha deseja contar com o Brasil nas negociações com o governo colombiano. O Itamaraty se disse pronto a ajudar.
Fonte: O Globo

China passa os EUA em vendas para o Brasil
Mesmo com a redução da entrada de veículos chineses, a China tornou-se em 2012 o país que mais exporta para o Brasil, posição historicamente ocupada pelos EUA. Dez anos atrás, a China era o sétimo maior fornecedor do Brasil e respondia por 3,3% das importações brasileiras. Em 2012, no acumulado até setembro, a fatia chinesa atingiu 15,2%, com R$ 25,1 bilhões. Os EUA, que tinham 21,8% em 2002, têm hoje 14,4% - venderam R$ 23,8 bilhões de janeiro a setembro. Há dez anos, coque e hulha estavam entre as importações brasileiras mais representativas da China. Hoje, esses produtos deram lugar a manufaturados, como eletrônicos e suas partes, além de veículos. A liderança chinesa é resultado de uma mudança estrutural em sua pauta de exportações - que, segundo economistas, veio para ficar.
Fonte: Valor Econômico

Saúde

Consumidor: Proibida a venda de 301 planos de saúde
O número recorde de queixas por mau atendimento fez a ANS suspender a comercialização de novos contratos de 38 operadoras. A decisão vale até que as empresas cumpram prazos e normalizem os atendimentos. Nesse período, as seguradoras terão que manter todos os serviços para os atuais usuários.
Fonte: Correio Braziliense

Segurança

Facção criminosa atua em 123 cidades paulistas
Arquivos do PCC foram apreendidos em três grandes operações policiais. Cerca de 400 documentos revelam que o PCC possui ramificações em 123 das 645 cidades de São Paulo. Esses arquivos mostram que os bandidos da organização estão espalhados por todas as regiões do Estado. A facção tem 1.343 criminosos nas ruas, o que equivale a dois batalhões da Polícia Militar. Cada um deve pagar ao PCC mensalidade de R$ 600. Em troca, o bandido recebe ajuda no caso de ser preso, entre outros benefícios. A organização é a principal suspeita de atacar os policiais do Estado. Desde o começo do ano, 73 PMs foram assassinados. Elaborados pelos bandidos, os arquivos foram apreendidos em três grandes operações policiais, já embasaram o Ministério Público em denúncias e norteiam a polícia na desarticulação da facção.
Fonte: Folha de S. Paulo

Ladrões levam um carro a cada 51 minutos no DF
Nada menos que 7.718 veículos — uma média de 28 por dia — foram roubados ou furtados nos nove primeiros meses do ano no Distrito Federal. Isso representa um aumento de 19% na comparação com igual período de 2011. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública também apontam alta no número de sequestros relâmpagos, homicídios e estupros. No caso de latrocínios (roubos com morte) houve redução de 12,2%. Em assembleia, policiais civis decidiram continuar com a greve.
Fonte: Correio Braziliense

Um policial é morto a cada 32 horas no Brasil
Ao menos 229 foram assassinados neste ano, quase metade em São Paulo. Levantamento realizado pela Folha nas secretarias estaduais de Segurança Pública revela que um policial foi morto a cada 32 horas neste ano no país. Pelo menos 229 policiais civis e militares foram assassinados em 2012. Esses dados oficiais mostram ainda que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga. São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 assassinados. Desse total do Estado, 88 eram policiais militares. Só cinco deles estavam trabalhando. São Paulo concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares, mas responde por 43% das mortes desses profissionais. Os Estados do Pará e da Bahia estão empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos. (Folha de S. Paulo)

Sociedade

Miséria no país caiu só 5,5% em dois anos
A pobreza extrema ainda atinge 8 milhões de pessoas no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011 do IBGE. A queda foi de apenas 5,5% frente a 2009, quando o Brasil tinha 8,5 milhões de miseráveis. Segundo especialistas, a possibilidade de erradicação da miséria até 2014, meta anunciada pelo governo Dilma Rousseff, é remota.
Fonte: O Globo

Meio Brasil sem moradia adequada
Praticamente metade dos domicílios brasileiros não tem condições adequadas para moradia, aponta o Censo 2010, do IBGE. Mais de 27 milhões de moradias, ondem vivem quase 105 milhões de pessoas, não reúnem níveis satisfatórios de abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo e tem mais de dois moradores por dormitório. Segundo o IBGE, a situação é pior em lares onde vivem crianças de até 6 anos. O Censo pesquisou ainda, pela primeira vez, os novos arranjos familiares do Brasil. Hoje, 4,5 milhões de lares (16,3%) de casais com filhos têm origem em novos casamentos. Mulheres já chefiam 37% das famílias.
Fonte: O Globo

Casais com enteados são um sexto do total no país
Quase um sexto (16,2%) das famílias brasileiras são formadas por casais com filhos de relacionamentos anteriores de um ou dos dois cônjuges. O dado é do Censo 2010, que investigou o tema pela primeira vez. Para o IBGE, isso se deve ao aumento do rompimento de casamentos - índice que quase dobrou em dez anos. Houve também o crescimento do número de casais sem filhos e de pessoas que vivem sozinhas.
Família brasileira = 37,3% é o percentual de famílias brasileiras chefiadas por mulheres. Em 2000, eram apenas 22,2%. 35,4% dos brasileiros não vivem no município onde nasceram; as migrações internas, porém, perderam força na última década. (Fonte IBGE) Fonte: Folha de S. Paulo
Brasileiros têm menos filhos para investir mais na carreira, diz IBGE = Segundo o último Censo, cresceu para um quinto do total o número de famílias que optou por não ter filhos. Os especialistas apontam fatores como a maior participação das mulheres no mercado de trabalho e a prioridade dos casais à profissão. (Brasil Econômico)
Meio Brasil sem moradia adequada = Praticamente metade dos domicílios brasileiros não tem condições adequadas para moradia, aponta o Censo 2010, do IBGE. Mais de 27 milhões de moradias, ondem vivem quase 105 milhões de pessoas, não reúnem níveis satisfatórios de abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo e tem mais de dois moradores por dormitório. Segundo o IBGE, a situação é pior em lares onde vivem crianças de até 6 anos. O Censo pesquisou ainda, pela primeira vez, os novos arranjos familiares do Brasil. Hoje, 4,5 milhões de lares (16,3%) de casais com filhos têm origem em novos casamentos. Mulheres já chefiam 37% das famílias. (O Globo)
Casais com enteados são um sexto do total no país = Quase um sexto (16,2%) das famílias brasileiras são formadas por casais com filhos de relacionamentos anteriores de um ou dos dois cônjuges. 0 dado é do Censo 2010, que investigou o tema pela primeira vez. Para o IBGE, isso se deve ao aumento do rompimento de casamentos - índice que quase dobrou em dez anos. Houve também o crescimento do número de casais sem filhos e de pessoas que vivem sozinhas. (Folha de S. Paulo)
Família brasileira = 37,3% é o percentual de famílias brasileiras chefiadas por mulheres. Em 2000, eram apenas 22,2%. 35,4% dos brasileiros não vivem no município onde nasceram; as migrações internas, porém, perderam força na última década. (Fonte IBGE)
Cai o número de casamentos = Segundo o IBGE, subiu de 28,6%, em 2000, para 36,4%, em 2010, o percentual de casais que optaram pela união sem o matrimônio no civil ou no religioso. O número de divórcios também aumentou e o DF lidera o ranking. (Correio Braziliense)


INTERNACIONAL


Desenvolvimento sustentável e ecologia

Biodiversidade, barreira ao risco alimentar
Preservar a biodiversidade pode ser uma garantia à segurança alimentar glo­bal, hoje concentrada em pequeno nú­mero de cultivos. "O que se come no mundo são poucos alimentos e isso colo­ca a humanidade em grande risco", alerta o biólogo Bráulio Dias. "Se ocorrer uma doença em uma dessas culturas será um caos. É preciso conservar a biodiversida­de para uso futuro e para criar soluções a possíveis problemas", recomenda. É disso que trata o encontro interna­cional que ocorre até sexta-feira na Índia e reúne representantes de 193 países em discussões em torno da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, da qual Dias é o secretário-executivo. A CDB, co­mo é conhecida, é o acordo internacional que busca garantir o uso sustentável da biodiversidade e tenta estancar a vertigi­nosa perda de espécies no mundo.
Fonte: Valor Econômico

Furacão Sandy paralisa vida de 60 milhões de americanos
Com ventos de 140 km/h, o furacão Sandy, chegou à tarde, 29 de outubro, à Costa Leste dos EUA, paralisando a vida de 60 milhões de americanos. A Bolsa de Nova York não operou, e cerca de 14 mil voos foram afetados — 16 partindo do Brasil ou chegando ao país. 
Fonte: Folha de S. Paulo

O dia em que Sandy parou Nova York
Celebrizada por Frank Sinatra como a cidade que nunca dorme, Nova York não vivia um dia tão tenso desde os atentados de 11 de setembro em 2001. Wall Street fechou. Times Square mais parecia um deserto. O Central Park estava às moscas. Ninguém fazia fila para ver a Estátua da Liberdade... Virou uma megalópole fantasma. Tudo culpa do furacão Sandy, que apesar de perder força e chegar à Costa Leste dos Estados Unidos como ciclone extratropical, provocou mortes, inundações e deixou 2,8 milhões de pessoas sem energia elétrica em 11 estados. No Distrito Financeiro, em Nova York, carros boiavam em ruas inundadas. O aeroporto de La Guardia foi fechado. Obama e Romney suspenderam a campanha eleitoral à Casa Branca.
Fonte: Correio Braziliense

A metrópole ilhada - NY: sem metrô, no escuro e alagada após o furacão
Recuperação da cidade, que sofreu a maior inundação de sua história, será lenta. Passagem de Sandy pela Costa Leste americana deixa 48 mortos, 8,5 milhões sem luz e prejuízos que devem chegar a US$ 50 bilhões. Atingida em cheio pela maior inundação de sua história, a cidade de Nova York enfrentou a passagem de Sandy ilhada no caos — às escuras, sem trens e metrô. A recuperação da metrópole será lenta; transportes públicos só voltam a funcionar em pelo menos três dias. Além de 48 mortos, o rastro da destruição na Costa Leste deve causar um prejuízo de US$ 50 bilhões ao país. A passagem de Sandy já influi na campanha eleitoral, com o presidente Obama recebendo elogios até de um governador republicano pela rápida resposta do governo. O furacão interferiu tanto no clima que fez nevar na região dos Apalaches um mês antes do normal. (O Globo)

Um golpe na recuperação americana
A supertempestade Sandy representa um golpe na economia dos EUA que vai reverberar por semanas, com problemas para o comércio da região mais populosa do país, a destruição de bilhões de dólares em propriedades e a provável alta da gasolina. Na Costa Leste, restaurantes, concessionárias de carros e outros varejistas provavelmente verão suas vendas caírem. Trabalhadores não vêm sendo pagos pelas horas perdidas. Remessas de mercadorias pelos portos e aeroportos da Costa Leste vêm sofrendo atrasos. A consultoria IHS Global Insight estimou que a tempestade poderia cortar 0,6 ponto percentual do ritmo anual de crescimento do PIB no quarto trimestre. As primeiras estimativas da consultoria indicavam que a tempestade já causou aproximadamente US$ 20 bilhões em danos a propriedades e infraestrutura. Em comparação, o furacão Irene, em 2011, provocou danos de US$ 15 bilhões. (Valor Econômico)

Economia

Países ricos cortam gasto em inovação
Empresas de países desenvolvidos cortaram bilhões de dólares de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), numa das consequências mais nocivas da crise, segundo a OCDE. Isso terá impacto sobre a inovação, competitividade internacional e o crescimento no longo prazo das nações desenvolvidas. A tendência ê percebida na Europa como inquietante, porque continuam volumosos os investimentos em P&D nos emergentes asiáticos como China, Coreia e índia.
Fonte: Valor Econômico

Desemprego nos EUA recua
A taxa cedeu de 8,1%, em agosto, para 7,8%, em setembro, e é a menor do governo Obama. A notícia fez as bolsas subirem. O Departamento do Trabalho rebateu acusações de manipulação.
Fonte: O Globo

Argentina impõe proteção total a eletrodoméstico
O protecionismo chegou ao limite na indústria de eletrodomésticos argentina. Depois de uma sucessão de barreiras às importações desde 2004, praticamente não há mais compras externas a substituir nos segmentos da chamada "linha branca". Neste ano, as importações representam apenas 0,8% das vendas de lavadoras. Com isso, está em curso uma série de investimentos da indústria local para aproveitar o mercado interno protegido. O governo relacionou neste ano cinco ampliações de produção.
Fonte: Valor Econômico

FMI alerta para riscos da forte expansão do crédito
O Fundo Monetário Internacional voltou a expressar preocupação, na divulgação de seu Panorama Econômico Global, com o rápido avanço de crédito bancário e com a elevação do preço dos imóveis no Brasil e outras economias emergentes. "Nos quatro anos seguintes a 2007, os preços dos imóveis subiram perto de 100% acima da inflação nas maiores cidades do Brasil", diz o relatório. O Fundo também voltou a chamar atenção para o recente aumento da inadimplência bancária no país. E assinala que as empresas estão mais alavancadas, com dívidas que superam 100% de seu capital em ações. O Brasil é um dos países emergentes com risco de crédito soberano mais sensível às turbulências na Itália, Portugal, Irlanda e Espanha, aponta o FMI. Só as economias do Leste Europeu estão numa situação menos confortável.
Fonte: Valor Econômico

Inflação atinge dois terços dos produtos e serviços
A recente alta do IPCA, que chegou a 0,57% em setembro, foi atribuída principalmente aos efeitos da seca nos EUA sobre o preço dos alimentos. Mas especialistas perceberam tendência mais preocupante: a alta dos alimentos não é fenômeno isolado e passageiro. Economistas alertam que a pressão inflacionária se espalha. Em setembro, dois terços dos itens que compõem o IPCA tiveram alta de preços.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Na reunião do FMI, inação e desavenças
Durante a crise financeira de 2008, as reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial foram usadas para angariar apoio para ações coletivas, incluindo estímulos coordenados e resgates de bancos. Na reunião anual que os reguladores passa­ram a bola para futuras reuniões, apesar do alerta do FMI de que o mundo está pe­rigosamente se aproximando de uma recessão. O encontro aprofundou, em vez de diminuir, os conflitos entre algumas das maiores economias, levantando novas dúvidas sobre a capacidade dos reguladores de dar grandes passos para acelerar a recuperação global. Os chefes de Estado europeus têm de decidir esta semana como resgatar mais uma vez a Grécia, antes que o país fique sem dinheiro. O FMI quer que a Grécia tenha mais tempo para cumprir suas metas fiscais. A Alemanha é contra.
Fonte: Valor Econômico

Estudos sobre parcerias levam o Nobel
O Prêmio Nobel de Economia foi concedido aos americanos Alvin Roth, de 60 anos, de Harvard, e lloyd Shapley, de 89, da Universidade da Califórnia, por seus trabalhos sobre a melhor maneira de reunir partes diferentes para seu benefício mútuo. Um trabalho que serviu de base teórica para eventos como "speed-dating", que visam facilitar a escolha de um par amoroso e para a distribuição de vagas em escolas de ensino médio. hapley empreendeu um trabalho teórico sobre resultados estáveis de cooperação. Um resultado estável, quando há muitas alternativas possíveis, é aquele em que ambas as partes não julgam vantajoso procurar outro parceiro. Roth empregou os estudos de Shapley em experimentos de laboratório.
Fonte: Valor Econômico

`Efeito Argentina' pode tirar 0,5 ponto do PIB brasileiro
A queda nas exportações para a Argentina neste ano pode tirar até 0,5 ponto percentual do crescimento brasileiro, contando os efeitos diretos e indiretos. Até setembro, as vendas para o país vizinho recuaram 20,2%, devido à combinação de barreiras comerciais implementadas pelo governo argentino e forte desaceleração da atividade econômica. A LCA Consultores estima que o impacto direto da redução de exportações à Argentina deve roubar 0,2 ponto do PIB brasileiro em 2012, numa conta em que a variação das vendas externas no ano inteiro será a mesma registrada de janeiro a setembro. Os efeitos indiretos podem tirar mais 0,3 ponto.
Fonte: Valor Econômico

Energia

Metade de Itaipu parou à noite
Distribuidoras de todo o país foram orientadas a acionar sistemas de emergência, dia 03 de outubro de 2012, noite, depois que metade da hidrelétrica de Itaipu parou de gerar energia. Por volta das 21h, todo o lado brasileiro da usina binacional deixou de operar. O ONS não sabe a causa do problema.
Fonte: O Globo

Dois apagões em apenas 15 horas
Cerca de 15 horas após um apagão que atingiu pelo menos 2,6 milhões de domicílios e empresas em diversos estados, nova queda de energia deixou Brasília ontem às escuras por mais de duas horas.
Fonte: O Globo

Política

Na Venezuela, Chávez é eleito pela 4ª vez seguida
Após enfrentar a campanha mais acirrada desde que chegou ao poder na Venezuela, em 1999, Hugo Chávez ganhou mais seis anos de mandato. Em 2000 e 2006, ele já se reelegera.
Fonte: Folha de S. Paulo

Chávez fala em acelerar o "socialismo" na Venezuela
Eleito para o seu quarto mandato na Presidência da Venezuela, Hugo Chávez promete acelerar o "socialismo" no país com a criação de comunas, "territórios de autogoverno" que receberão recursos do Executivo e poderão ter moeda própria. Especialistas, porém, não preveem maiores mudanças na economia nem ações que possam afugentar os investimentos privados.
Fonte: Folha de S. Paulo

Em crise, União Européia leva Prêmio Nobel da Paz
Esforços para reconciliar o bloco desde a 2ª Gerra motivaram a premiação. Vivendo grave crise econômica e crescente insatisfação social, a União Europeia recebeu o Prêmio Nobel da Paz. 0 motivo da escolha foram os esforços realizados pelo bloco político para reconciliar a região nos últimos 60 anos. Duas ocasiões históricas foram mencionadas: a união obtida pela Europa após a Segunda Guerra Mundial e a sua reunificação nos anos que se seguiram à queda do Muro de Berlim (1989) e ao fim da União Soviética (1991). Analistas divergiram quanto ao momento da premiação. Para alguns, é um estímulo para garantir avanços já conquistados. Outros questionam se é adequado fazer tal escolha em meio à conturbada crise da dívida pública na zona do euro. Na declaração oficial, o comitê diz que focou no "bem-sucedido esforço para a paz e a reconciliação e para a democracia e os direitos humanos".
Fonte: Folha de S. Paulo

Cuba libera saída do país, mas prevê limite a dissidentes
Lei passa a valer em janeiro e mantém possibilidade de veto a trabalhadores qualificados e por questões de segurança. Cuba anunciou que, a partir de janeiro, eliminará a necessidade de autorização para deixar o país. Mais importante mudança migratória em 50 anos, a lei deixa aberta, porém, a possibilidade de manter o veto a pesquisadores, médicos, atletas e opositores do regime comunista de Raúl Castro. Para viajar ao exterior, os cubanos não precisarão mais do chamado "cartão branco", emitido pelo governo, e sim de novos passaportes — o que poderá ser usado como filtro político. A nova regra diz que o governo atuará para "preservar a força de trabalho qualificada" e a "segurança". Importante passo nas reformas implementadas no país desde 2008, a mudança tem fundo econômico —com mais cubanos fora da ilha, espera-se o aumento das remessas de divisas.
Fonte: Folha de S. Paulo

Reformas de Raúl: Cuba agora aceita a volta dos que foram
Quem fugiu de Cuba após 1994 e está no exterior há pelo menos oito anos terá direito a regressar, mas sempre por um período determinado, anunciou o regime.
Fonte: O Globo

Corpo de Arafat será exumado em novembro
Doença que sofreu nos últimos dias de vida levanta suspeita sobre a causa da morte.  O corpo de Yasser Arafat será exumado em novembro para que seja determinada a causa de sua morte, afirmaram autoridades francesas no dia 30 de outubro/2012. Oficiais palestinos confirmaram a informação e acrescentaram que uma equipe separada de investigadores suíços chegará na Cisjordânia ao mesmo tempo. As fontes, que falaram em condição de anonimato, não forneceram datas exatas. A iniciativa de reexaminar as causas da morte do líder palestino, falecido em 2004, começou após um laboratório suíço ter descoberto traços de polônio-210, um isótopo radioativo mortal, em roupas que pertenceram a ele. A descoberta reacendeu os rumores de que Arafat tenha sido envenenado. A causa imediata de sua morte foi um derrame, mas uma doença que sofreu nos últimos dias de vida levanta suspeitas.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Relações internacionais

Turquia revida ataque sírio, e tensão aumenta
Um morteiro disparado da Síria matou cinco civis na Turquia. Não está claro se o ataque partiu de forças do governo ou de rebeldes. Horas depois, disparos da artilharia turca atingiram o território sírio. A ofensiva reacendeu o temor de conflito armado regional.
Fonte: Folha de S. Paulo

Saúde

Célula-tronco dá a dupla o Nobel de Medicina
O biólogo britânico John Gurdon, da Universidade de Cambridge, e o médico japonês Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, ganharam o Nobel de Medicina com trabalhos sobre a reprogramação de células adultas para que retomem a versatilidade das células-tronco embrionárias. O campo de estudo aberto pelos pesquisadores - Gurdon fez as primeiras descobertas há 50 anos - é hoje um dos mais promissores tanto para a medicina como para a biotecnologia, uma vez que trouxe esperança de cura de diversas doenças.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Segurança

Atentado no Líbano mata 8 e eleva tensão com a Síria
A explosão de um carro-bomba em Beirute matou oito pessoas, feriu 80 e reacendeu as tensões sectárias e os temores de um contágio da guerra civil na Síria. Entre os mortos está o chefe da inteligência do Líbano, que investigava um aliado do ditador sírio. Vários imóveis e carros foram atingidos no ataque, o mais grave desde o assassinato do ex-premiê Rafiq Hariri, em 2005. As suspeitas recaíram sobre a Síria e seus grupos aliados.
Fonte: Folha de S. Paulo

Dispara número de homicídios na capital paulista
Em meio a tensão entre policiais e criminosos, registros sobem 96% em setembro em relação ao mesmo mês de 2011. Os casos de homicídios dolosos (intencionais) na cidade de São Paulo aumentaram 96% em setembro em relação ao mesmo mês de 2011. No acumulado do ano, o crescimento foi de 22%. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, no mês passado a capital teve 135 registros de homicídio, que vitimaram 144 pessoas. No mesmo mês de 2011, foram 69 casos com 71 vítimas. No Estado de SP, o aumento de homicídios foi de 27% em relação a setembro de 2011, e de 8% no ano. O latrocínio (roubo seguido de morte) também subiu. Até o último mês, foram registradas 263 ocorrências — maior número desde 2004. De acordo com especialistas, o aumento da violência é resultado do acirramento do confronto entre policiais militares e criminosos. O comandante-geral da PM, Roberval França, nega descontrole da violência na cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo

Sociedade

Uruguai libera aborto até o terceiro mês de gravidez
0 Senado uruguaio aprovou lei que autoriza o aborto até a 12ª semana de gestação. O presidente Pepe Mujica já indicou que deve sancionar a medida — só adotada na América Latina por Cuba, Porto Rico e Guiana.  Oposição diz que tentará recorrer da decisão e propor um referendo popular. Neste ano, o Uruguai ainda pode aprovar o casamento gay e o fim das restrições à maconha.
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário