04 de outubro de 2012
A hora decisiva - Dirceu era o mandante do mensalão, diz relator =Barbosa condena ex-ministro por chefiar compra de votos = Lewandowski, que hoje julgará ex-chefe da Casa Civil, absolve Genoino. Relator e revisor consideram Delúbio culpado = O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, condenou ontem o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por corrupção ativa. Para Barbosa, Dirceu tinha "posição de organização e liderança da prática criminosa, como mandante das promessas de pagamentos de vantagens indevidas a parlamentares que viessem a apoiar as votações de seu interesse". Também condenou, pelo mesmo crime, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. Ricardo Lewandowski, ministro revisor, condenou Delúbio, mas absolveu Genoino. Lewandowski deixou para hoje seu voto sobre Dirceu. (O Globo)
Barbosa condena Dirceu, Genoino, Delúbio = Relator do mensalão no Supremo vota pela punição por corrupção ativa dos três principais nomes da antiga cúpula do PT e mais cinco réus ligados a Marcos Valério. Revisor livra Genoino e deixa para hoje voto sobre Dirceu. (Zero Hora)
Relator condena Dirceu por comandar mensalão = O ministro-relator do julgamento, Joaquim Barbosa, condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por corrupção ativa, considerando-o o mentor do esquema de compra de apoio parlamentar para o governo Lula, assim como idealizador da forma de captação de recursos para a remuneração ilícita de deputados. "As provas colocam o então ministro da Casa Civil na posição central da organização e da prática, como mandante das promessas de pagamento das vantagens indevidas", afirmou Barbosa. Ele condenou pelo mesmo crime outras sete pessoas, entre as quais o ex-presidente do PT José Genoino, o então tesoureiro da legenda Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério. Em seguida, o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, divergiu mais uma vez de Barbosa. Lewandowski condenou Delúbio, mas absolveu Genoino da acusação de corrupção ativa, por considerar que o MP não comprovou que o ex-dirigente petista tenha cometido tal crime. Ficou a expectativa sobre qual será a posição do revisor em relação a José Dirceu, hoje. (Estado de Minas)
Mensalão o julgamento - Dirceu foi o mandante, diz relator =Barbosa condena por corrupção ativa ex-ministro da Casa Civil, Delúbio e Genoino, que foi absolvido pelo revisor = O relator do mensalão no Supremo, Joaquim Barbosa, apontou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como "mandante" do esquema de compra de apoio parlamentar no Congresso e o condenou por corrupção ativa. Barbosa ainda considerou culpados pelo mesmo crime o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e mais quatro pessoas ligadas a ele. A condenação dos réus na corte depende de uma maioria de 6 dos 10 ministros. O revisor Ricardo Lewandowski também condenou Delúbio e Valério, mas absolveu Genoino. Ele concluirá hoje seu voto sobre Dirceu e os demais réus. Para Barbosa, ficou comprovado que o ex-ministro controlava os "destinos da empreitada criminosa". Sobre a principal linha de defesa de Dirceu, de que desconhecia empréstimos e pagamentos a congressistas, o relator disse ser "impossível acolher a tese de que ele simplesmente não sabia". A defesa do ex-ministro disse confiar na absolvição dele. (Folha de S. Paulo)
Relator diz que Dirceu comandava o mensalão = Joaquim Barbosa vota pela condenação do ex-ministro; revisor absolve José Genoino e condena Delúbio Soares = O relator do processo do mensalão no STF, Joaquim Barbosa, votou pela condenação de José Dirceu pelo crime de corrupção ativa e o chamou de "mentor do mensalão". Barbosa afirmou que Dirceu controlava o esquema, organizava o que era necessário para viabilizar os pagamentos, negociava os empréstimos bancários que alimentaram o mensalão com as diretorias do BMG e do Banco Rural e acertou com os líderes partidários a distribuição do dinheiro. Para isso, se valeu daqueles que foram apontados como operadores do esquema: o empresário Marcos Valério e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Depoimentos de deputados beneficiados, reuniões entre instituições financeiras e Dirceu na Casa Civil e a atuação de Marcos Valério em sintonia com o então ministro do governo Lula comporiam o "mosaico" citado pelo relator do processo para mostrar quem comandava o esquema. O revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, iniciou ontem seu voto. Ele absolveu o ex-presidente do PT José Genoino e condenou Delúbio Soares. (O Estado de S. Paulo)
Palavra do relator
Joaquim Barbosa
Ministro do STF
"José Dirceu detinha o domínio final dos fatos, em razão do elevadíssimo cargo atuava em reuniões fechadas, jantares, encontros secretos, exercendo comando e dando garantia ao esquema criminoso com divisão de tarefas. José Dirceu mantinha influência superlativa sobre os corréus". (O Estado de S. Paulo)
Joaquim Barbosa
Ministro do STF
"José Dirceu detinha o domínio final dos fatos, em razão do elevadíssimo cargo atuava em reuniões fechadas, jantares, encontros secretos, exercendo comando e dando garantia ao esquema criminoso com divisão de tarefas. José Dirceu mantinha influência superlativa sobre os corréus". (O Estado de S. Paulo)
Para Gurgel, será `salutar' se mensalão afetar eleições = O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ontem que seria positivo se o processo do mensalão interferisse nas eleições. "As urnas dirão se houve repercussão. A meu ver, seria bom que houvesse, seria salutar." Em agosto, Gurgel foi alvo de críticas de parlamentares do PT por ter retardado a abertura de investigação sobre a relação do então senador de oposição Demóstenes Torres e o contraventor Carlinhos Cachoeira. Ontem, o relator Joaquim Barbosa concordou em seu voto com todas as acusações feitas por Gurgel. (O Estado de S. Paulo)
Joaquim culpa Dirceu. Revisor deve absolver = Relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa foi implacável. Rebateu ponto a ponto a defesa do ex-ministro, descreveu de forma minuciosa e didática como seria a atuação dele na organização criminosa e então pediu a condenação de José Dirceu por corrupção ativa. Ele também julgou culpados os petistas Genoino e Delúbio. O revisor, Ricardo Lewandowski, condenou Delúbio, e abriu a primeira divergência ao defender a absolvição de Genoino. Hoje, ele julga Dirceu. Não se sabe se os outros oito ministros conseguirão votar ainda nesta quinta-feira. (Correio Braziliense)
Barbosa pede condenação da cúpula do PT = O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, votou ontem pela condenação, por corrupção ativa, do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Já o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, absolveu Genoino e desconsiderou a denúncia feita pelo delator do esquema de compra de votos no Congresso, Roberto Jefferson, do PTB. Dos dez réus julgados ontem no Supremo Tribunal Federal, Lewandowski só não anunciou seu voto sobre Dirceu. (Valor Econômico)
Segurança da eleição terá 21.739 homens = SDS anunciou esquema de policiamento no Estado, com reforço maior em 25 cidades, mas PSDB e PT pediram tropas federais para o Recife. Último guia, ontem, foi marcado por clima de paz. (Jornal do Commercio)
Metade de Itaipu parou à noite = Distribuidoras de todo o país foram orientadas a acionar sistemas de emergência, ontem à noite, depois que metade da hidrelétrica de Itaipu parou de gerar energia. Por volta das 21h, todo o lado brasileiro da usina binacional deixou de operar, informa Flávia Oliveira. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não sabe a causa do problema. (O Globo)
Grupos escondem corpos de vítimas = Pesquisa da Uerj revela uma nova forma de atuação das milícias. Buscando a discrição, os grupos paramilitares agora usam "laranjas" à frente dos negócios e desaparecem com os corpos de suas vítimas, para dificultar as investigações. (O Globo)
Justiça manda soltar o bicho = A Justiça determinou a soltura de 12 presos em operação contra o jogo do bicho. Entre eles, um policial civil aposentado. (O Globo)
MPE denuncia Kassab por caso Controlar = O prefeito Gilberto Kassab e o ex-presidente da Controlar Ivan Pio de Azevedo foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) sob acusação de crime de responsabilidade por causa da contratação da empresa pela Prefeitura. Kassab diz que o contrato seguiu a lei. (O Estado de S. Paulo)
Planos de saúde: Médicos decidem boicotar consultas = O consumidor que já sofre com os abusos das operadoras terá um novo transtorno pela frente: entre os dias 10 e 25 deste mês, médicos se recusarão a aceitar convênios. Eles cobram reajuste nos honorários. (Correio Braziliense)
Cartões de confirmação de inscrição no Enem começam a ser distribuídos a partir do dia 10 = Os cartões de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser entregues a partir da próxima quarta-feira (10). O documento contém o número de inscrição, data, hora e local das provas e a opção de língua estrangeira. A previsão é que, até o dia 25 de outubro, todos os inscritos recebam os seus cartões pelos Correios.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do site do Enem (http://www.enem.inep.gov.br/). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.
Em 2012, o Enem contará com o número recorde de 6,5 milhões de inscritos. As provas serão feitas nos dias 3 e 4 de novembro e serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Elas começarão às 13h.
As provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias ocorrerão no dia 3 de novembro, com término às 17h30. No dia 4 serão feitas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.
Os candidatos devem apresentar o cartão de identificação juntamente com um documento com foto. Certidões de nascimento e de casamento, título eleitoral, crachás, carteira de estudante, documentos danificados ou cópias autenticadas não serão aceitos.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no dia 7 de novembro no site http://www.inep.gov.br/enem. Até o final de dezembro, o Inep divulgará os resultados individuais do Enem 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
Os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e os adultos submetidos a penas privativas de liberdade poderão fazer o exame nos dias 4 e 5 de dezembro. Para tanto, devem solicitar a sua inscrição nos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados. O período de inscrição vai de 15 de outubro até o dia 5 de novembro.
Além do acesso à educação superior, o Enem também avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do exame são usadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no país.
O exame também pode ser usado para a certificação no ensino médio. Os participantes maiores de 18 anos, que ainda não terminaram a escolarização básica, podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio em um dos órgãos relacionados ao programa – secretarias estaduais, institutos federais e centros federais de Educação. (Agência Brasil)
Brasil Carinhoso já tirou 2,8 milhões de crianças da extrema pobreza, estima governo = A presidenta Dilma Rousseff sancionou ontem (3) a lei que institui medidas do Brasil Carinhoso, entre elas o Benefício de Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância que complementa o Bolsa Família de forma a garantir renda mínima de R$ 70 per capita para famílias com crianças até 6 anos. Pago desde junho, o benefício já fez com que 2,8 milhões de crianças saíssem da faixa da extrema pobreza, de acordo com balanço do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A estimativa apresentada pela ministra do MDS, Tereza Campello, é de que, contabilizados pais e irmãos, o alcance chegue a 8,7 milhões de pessoas. "Aos que advogam que o Estado deve priorizar ações de inclusão no mercado de trabalho, repetimos, 40% dos extremamente pobres são crianças", disse a ministra. Em setembro, o governo repassou R$ 182 milhões para pagamento do benefício do Brasil Carinhoso, segundo o MDS. O Brasil Carinhoso foi lançado em maio, por ocasião do Dia das Mães, mas dependia de aprovação do Congresso para ser convertido de medida provisória em lei. Ao sancionar a lei, a presidenta Dilma Rousseff disse que essa é uma das principais medidas do seu governo. "O Brasil dá passos refinando cada vez mais sua política social. Quando vamos a reuniões internacionais, percebemos que há grande respeito pelo Brasil nas políticas sociais que atraem a atenção de todos aqueles que têm o desafio de incluir suas populações", disse. A ação integra o Plano Brasil sem Miséria e inclui medidas como a ampliação do acesso à creche e pré-escola e ampliação de 66% dos recursos destinados à merenda escolar da educação infantil. Na saúde, o plano estende o Programa Saúde na Escola às creches e pré-escolas e prevê o aumento da distribuição de sulfato ferroso e vitamina A para crianças na primeira infância, além da entrega gratuita de medicamentos para tratamento da asma por meio da rede Aqui Tem Farmácia Popular. A lei sancionada hoje autoriza também o uso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para obras da rede pública de ensino. O RDC foi criado pelo governo para facilitar as licitações e os contratos da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. (Agência Brasil)
Eleições de domingo vão empregar meio milhão de urnas eletrônicas = A Justiça Eleitoral disponibilizou para as eleições locais do próximo domingo (7) o contingente de 501.923 de urnas eletrônicas para os 5.568 municípios do país, cujos eleitores vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. A distribuição das máquinas para os locais de votação é de responsabilidade dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas no próximo domingo. Apenas no Distrito Federal - que elege governador e deputados, como os estados - e em Fernando de Noronha (PE) - distrito estadual de Pernambuco, sem autonomia administrativa - não haverá eleição. Além disso, os brasileiros que vivem no exterior também não participarão do pleito, porque votam apenas para escolher o presidente da República. Parte dos votos, nesta eleição, será colhida por urnas biométricas. Serão mais de 7,5 milhões de eleitores identificados por meio das impressões digitais no momento da votação. De acordo com o TSE, as urnas biométricas serão usadas em 299 municípios de 24 estados. A intenção da Justiça Eleitoral é que, até as eleições de 2018, todos os eleitores do país sejam identificados pelas digitais antes da votação. Testes mostraram que nem todos os eleitores conseguem concluir a identificação biométrica. Ontem (2), o TSE autorizou o envio de tropas federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) para reforçar a segurança das eleições em municípios do Rio Grande do Norte, de Alagoas e Sergipe. Com isso, subiu para 268, em 10 estados, o número de cidades que receberão auxílio militar para garantir a segurança do pleito. Também estão recebendo tropas federais municípios dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, da Paraíba e de Tocantins. Na capital fluminense, tropas do Exército já estão em diversos pontos da cidade, apoiando a preparação das eleições. Nas demais cidades, os militares vão trabalhar apenas no dia da eleição. De acordo com o calendário eleitoral, amanhã é o último dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Também é o último dia para realização de comícios e propaganda política mediante reuniões públicas e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8h e as 24 horas. Do mesmo modo, só até amanhã poderá ser realizado debate entres candidatos. Pelo cronograma das eleições, esta quinta-feira é o último dia para que o juiz eleitoral envie ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação. Os partidos políticos ou coligações terão até amanhã para indicar o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral. (Agência Brasil)
ECONOMIA
Economistas preveem juros de um dígito até fim de 2013 = O juro de um dígito veio para ficar e o mercado brasileiro terá de aprender a conviver com essa novidade no cardápio da política monetária. Essa perspectiva passou a ser contemplada pelos departamentos econômicos das instituições financeiras, embora não haja consenso sobre ela. O Valor Data consultou ontem 34 economistas para conhecer suas previsões sobre as próximas decisões do Banco Central na fixação da Selic. Desse grupo, 25 preveem a manutenção da taxa nos atuais 7,50% ao ano na reunião do Copom da próxima semana e 9 esperam redução de 0,25 ponto percentual. Os mesmos 25 economistas preveem a manutenção dessa taxa até o fim de 2012, mas 18 acham que ela chegará a 9% em dezembro de 2013. (Valor Econômico)
Com crise, investidor abandona euro como moeda de referência =Desvalorizada em relação à libra e ao dólar, a moeda da União Europeia está perdendo espaço nos contratos e nas emissões de bônus. Segundo dados do Standard Bank, a fatia do euro na composição das reservas internacionais caiu mais de 2%. (Brasil Econômico)
Projeto quer ampliar lucro presumido = Com parecer contrário da Receita Federal, o projeto de lei que eleva de R$ 48 milhões para R$ 79,2 milhões o limite de receita bruta das empresas aptas a optar pelo regime de tributação com base no lucro presumido pode ser votado pela Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados na próxima semana. A Receita diz que a medida beneficia só 459 empresas, mas resultará em renúncia fiscal de R$ 1,66 bilhão em 2013. O projeto, aprovado pelo Senado, é do ex-senador Alfredo Cotait Neto (DEM-SP), que assumiu após a morte de Romeu Tuma. Cotait diz que a última atualização do valor do limite de receita bruta para optar pelo lucro presumido foi em 2002. (Valor Econômico)
Caixa corta até 60% na taxa para fundos = A Caixa anunciou redução de até 60% nas taxas de administração de fundos de investimentos. Segundo o banco, o objetivo é expandir a participação no mercado e tornar os fundos mais atrativos. A decisão faz parte da estratégia do governo de pressionar outros bancos a reduzir taxas. (O Estado de S. Paulo)
`O último almoço grátis dos bancos' = A presidente Dilma Rousseff disse ao Financial Times que o Brasil "foi o último almoço grátis do mundo para os bancos", mas deixou de sê-lo após a queda na taxa de juros. (O Estado de S. Paulo)
Dilma bate forte no sistema financeiro = Acabou o "almoço grátis" para bancos, avisa. BB e Caixa baixam taxas. (Correio Braziliense)
Dilma: Brasil foi último almoço grátis no mundo para os bancos = A presidente, em entrevista ao `Financial Times', criticou os altos juros cobrados pelas instituições financeiras a seus clientes = A presidente Dilma Rousseff disse em entrevista publicada nesta quarta-feira ao jornal de economia britânico `Financial Times' que o Brasil foi o último "almoço grátis" no mundo para os bancos internacionais. Na declaração, a presidente fazia referência à queda da taxa de juros durante o seu governo, que diminuiu a rentabilidade dos bancos que operam no Brasil e incentivou setores produtivos como a indústria. "Estamos voltando para um local com níveis normais de rentabilidade. Isso significa que alguns de nós precisamos começar a olhar para os lucros adequados em atividades produtivas que são boas para o país", disse a presidente.
Dilma também afirmou na entrevista, assinada pelo correspondente do jornal em São Paulo, Joe Leahy, que quer transformar o Brasil em um país de classe média:
— Isso, eu acho, é um ganho muito importante para o Brasil, o de para transformar o Brasil em uma população de classe média. É isso que queremos, queremos um Brasil de classe média — afirmou a petista.
O autor da reportagem cita o crescimento econômico do país e os ganhos sociais nos últimos anos, mas alerta para a paralisação: "Após quase uma década de condições globais favoráveis, a economia de repente abrandou para um rastreamento. Se o país quer cimentar a sua prosperidade recém-descoberta e continuar sendo um dos motores do crescimento global ao lado de Rússia, Índia e China, Dilma deve encontrar um novo modelo de desenvolvimento", escreveu Leahy.
Segundo ele, "isso inclui resolver as questões espinhosas da falta de competitividade do Brasil e altos custos trabalhistas".
Questionada sobre os princiais desafios, Dilma, segundo o autor, apontou para um "suspeito familiar". Leahy escreveu que política monetária fácil nos EUA, quando não acompanhada de políticas fiscais para absorver excesso de fundos, leva à desvalorização da moeda e inflação.
"As políticas monetárias expansionistas que levam à desvalorização da moeda são as políticas que criam assimetrias nas relações comerciais, assimetrias graves", disse Dilma ao jornalista. (O Globo)
Com o próprio bolso, político é conservador = Quando o assunto é o próprio bolso, o político brasileiro é conservador. É o que mostra levantamento feito pelo Valor com base nas declarações de bens dos candidatos a prefeito com mais de 1% das intenções de voto nas captais. Do mais rico entre eles, o empresário Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, ao menos aquinhoado, o professor Pantaleão (PSO), de Goiânia, o que se vê é pouca disposição para aplicações mais sofisticadas. Do total declarado pelos candidatos, que atinge R$ 380,9 milhões, cerca de R$ 102,5 milhões (26,9% do total) referem-se a terrenos, propriedades rurais, imóveis urbanos e benfeitorias. E esse número é provavelmente muito maior, já que a declaração leva em conta o valor que consta na escritura dos imóveis, e não o chamado valor de mercado. Outros R$ 178,2 milhões representam participações dos candidatos em empresas. (Valor Econômico)
Arezzo planeja nova fábrica de sapatos na BA = A Arezzo&Co, dona das marcas de calçados femininos Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman, estuda a construção de uma segunda fábrica própria, na Bahia. Atualmente, tem apenas uma unidade industrial em Campo Bom (RS), com capacidade de 1,2 milhão de pares por ano, o equivalente a 15% da produção total anual. O restante é fabricado por 60 indústrias terceirizadas. Os executivos da empresa, Alexandre Birman e Anderson Birman, já visitaram "algumas cidades" do interior baiano em busca do local da nova fábrica. (Valor Econômico)
Argentina impõe proteção total a eletrodoméstico = O protecionismo chegou ao limite na indústria de eletrodomésticos argentina. Depois de uma sucessão de barreiras às importações desde 2004, praticamente não há mais compras externas a substituir nos segmentos da chamada "linha branca". Neste ano, as importações representam apenas 0,8% das vendas de lavadoras. Com isso, está em curso uma série de investimentos da indústria local para aproveitar o mercado interno protegido. O governo relacionou neste ano cinco ampliações de produção. (Valor Econômico)
Doação de megawatts = Seis usinas de cana de São Paulo — Guarani, São José da Estiva, Ipiranga, Pitangueiras, Viráleool e Jalles Machado — vão doar energia elétrica durante um ano ao Hospital de Câncer de Barretos, que vai economizar R$ 2,6 milhões. (Valor Econômico)
Brasileiros usam mais de R$ 1 bilhão em cheque especial por dia = Os brasileiros que não conseguiram fechar as contas usaram R$ 1,184 bilhão do cheque especial, em média, por dia, em agosto, segundo dados do Banco Central (BC). No mês, o saldo da dívida dos correntistas com os bancos ficou em R$ 21,095 bilhões, redução de 1,3% em relação a julho. Apesar das recentes reduções dos juros do cheque especial, essa ainda continua sendo uma modalidade de crédito com taxa alta. Em agosto, de acordo com o BC, a taxa ficou em 148,6% ao ano, com redução de 2,4 pontos percentuais em relação a julho e 39,5 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês de 2011. Para perceber o quanto esses juros são altos, basta compará-los à taxa do crédito pessoal, incluídas operações consignadas em folha, que ficou em 39,4% ao ano, em agosto. Os técnicos do BC costumam dizer que a taxa de juros do cheque especial é "proibitiva", ou seja, deve-se evitar o uso dessa modalidade de crédito. Por isso, correntistas endividados com o cheque especial devem trocar a dívida por uma mais barata, como o crédito consignado. O professor de finanças da Faculdade Ibmec Marcos Aguerri Pimenta explica que os juros são altos porque o "dinheiro está disponível na conta-corrente a qualquer momento, sem a necessidade de negociar com o gerente no banco". "O cheque especial é útil apenas para momentos de emergência e, portanto, em casos de curtíssima duração, como alguns dias", aconselha. Mas os brasileiros costumam usar o cheque especial por 22 dias, em média, ao longo do mês. Pelos cálculos do professor, se um correntista usar R$ 100 de cheque especial nesse período de 22 dias, irá pagar R$ 5,82. "Isso é um valor considerável, ainda mais se compararmos à caderneta de poupança, que remunera em torno disso no período de um ano", destaca. Ou seja, se em vez de usar o cheque especial, o correntista tivesse R$ 100 para aplicar na poupança, levaria um ano para ter em torno de R$ 5,82 de remuneração, valor pago ao banco pelo empréstimo em apenas 22 dias.No cálculo do valor do cheque especial, foram considerados a taxa média de juros e o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF). De acordo com a Receita Federal, a alíquota de 0,38% incide sobre cada novo empréstimo. Além dessa alíquota, é cobrado 0,0041% ao dia, incidente sobre o somatório dos saldos devedores diários. (Agência Brasil)
Medo do desemprego é maior no Norte e no Centro-Oeste = Os brasileiros estão com mais medo de perder o emprego agora em setembro do que no fim do primeiro semestre do ano. O Índice de Medo do Desemprego (IMD), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado nesta terça-feira, 2, chegou a 75,3 pontos em setembro. Em junho, o indicador foi de 74,7 pontos. Apesar da alta, a Confederação destaca que o IMD "continua próximo do menor valor da série: 71,6 pontos, apurado em setembro de 2011″.
A CNI atribui o aumento do indicador aos dados coletados no Norte/Centro-Oeste do País. Nessas regiões, o medo das pessoas de perder o emprego é maior. O Norte/Centro-Oeste registrou um IMD de 86,2 pontos, o que equivale a um crescimento de 15,1% em relação a junho, que teve IMD de 74,9 pontos.
Nas outras regiões, o medo do desemprego recuou. O Sudeste registrou um IMD de 71,7 pontos em setembro ante a 72,4 pontos de junho. O Sul teve um IMD de 77,2 pontos em setembro e em junho havido sido 78,2 pontos. O Nordeste foi a região onde o medo do desemprego teve maior queda: caiu de 76,3 pontos em junho para 74,5 pontos em setembro.
Por faixa de renda, os brasileiros que recebem até 1 salário mínimo são os que mais temem perder o emprego, registrando um IMD de 80,8 pontos. Por escolaridade, os que têm nível superior são os mais temerosos em ficar desempregados (77,0 pontos).
O Índice de Medo do Desemprego (IMD) faz parte do estudo `Termômetros da Sociedade Brasileira', elaborado pela CNI, e que também traz outro indicador, o Índice de Satisfação com a Vida (ISV). Nesse quesito, os brasileiros estão em alta. O ISV de setembro ficou em 106,0 pontos, um dos mais elevados da série, perdendo apenas para dezembro de 2008 (106,3) e setembro de 2010 (106,5).
As mulheres são um pouco mais satisfeitas com a vida do que os homens, com o ISV de 106,9. Os homens registram ISV de 104,9 pontos. Por idade, os brasileiros mais satisfeitos com a vida têm entre 40 e 49 anos (108,5), e por renda aqueles que recebem entre 5 e 10 salários mínimos são os mais satisfeitos (109,7). O Sudeste é a região onde as pessoas são mais felizes (106,6), seguido do Norte/Centro-Oeste (106,2), Sul (105,6) e Nordeste (104,4).
Na avaliação do gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, "o baixo Índice do Medo do Desemprego associado à elevada satisfação com a vida indica que as pessoas estão dispostas a manter o nível de consumo, o que é favorável para a economia". Ele explica que "o medo do desemprego é maior entre quem está mais satisfeito com a vida, porque há uma tendência das pessoas temerem a perda do que conquistaram".
O `Termômetros da Sociedade Brasileira' foi realizado pelo Ibope Inteligência no período de 17 a 21 de setembro de 2012. Mais de 2 mil pessoas foram entrevistadas. (JT)
INTERNACIONAIS
EUA: debates são munição na TV = O debate de ontem à noite entre o presidente Obama e o republicano Mitt Romney vai dar munição às duas campanhas nos próximos dias. Cada candidato repetirá à exaustão seus melhores momentos em anúncios de 30 segundos na TV. (O Globo)
Duelo nos EUA = No primeiro debate entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama defendeu mais impostos para a população rica e Mitt Romney criticou a baixa geração de empregos. (Estado de Minas)
Economia, eis a questão = No primeiro debate na corrida pela Casa Branca, Romney foi ao ataque, enfocando o desemprego e a recessão, enquanto Obama defendeu as políticas sociais do governo. (Correio Braziliense)
As últimas armas eleitorais de Chávez = O governo venezuelano intensificou a venda subsidiada de eletrodomésticos chineses às vésperas da eleição de domingo - 850 mil famílias já foram beneficiadas com descontos de até 60% e financiamento a juros baixos e 36 meses para pagar. No dia da eleição, as milícias bolivarianas formadas há três anos, leais a Hugo Chávez, se juntarão às Forças Armadas na função de supervisionar a votação. (O Globo)
Chávez e Capriles usam comícios para mostrar força = Na reta final, pesquisas indicam que opositor cresceu e disputa de domingo será apertada = Os dois candidatos à presidência da Venezuela vêm colocando multidões nas ruas das principais cidades do país numa tentativa de mostrar força e, com a proibição da divulgação de pesquisas eleitorais, demonstrar que a vitória é uma questão de tempo. O presidente Hugo Chávez, em busca da segunda reeleição, percorre desde sábado 10 Estados, numa marcha que começou em sua cidade natal, Sabaneta, em Barinas, e deve acabar nesta quinta-feira em Caracas. Seu rival, Henrique Capriles Radonski, faz caminho inverso. Lotou o centro de Caracas, no sábado, e encerra quinta-feira sua campanha nacional com uma manifestação gigantesca em Barquisimeto, no centro do país. O número de participantes nesses atos são contados na casa das centenas de milhares e as imagens são exibidas em programas propagandísticos na TV. Diante da multidão que seu candidato reuniu no Estado Portuguesa, na terça-feira, um dos líderes da campanha de Capriles, Leopoldo López, prognosticou uma vitória no domingo com mais de 8 milhões de votos de um universo de 14 milhões de eleitores. "São votos e votos, milhões de votos que chegarão de onde jamais pensávamos", disse, empolgado. (OESP)
Turquia revida ataque sírio, e tensão aumenta = Um morteiro disparado da Síria matou cinco civis na Turquia. Não está claro se o ataque partiu de forças do governo ou de rebeldes. Horas depois, disparos da artilharia turca atingiram o território sírio. A ofensiva reacendeu o temor de conflito armado regional. (Folha de S. Paulo)
Otan exige que Síria interrompa agressões ao território turco = Aliança atlântica condena ataque e diz que bombardeio sírio é motivo de grande preocupação = A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) divulgou nesta quarta-feira, 2, um comunicado no qual exige que a Síria interrompa todas as agressões ao território da Turquia, membro da aliança atlântica. O texto diz ainda que o bombardeio sírio constitui uma causa de grande preocupação para o bloco e foi firmemente condenado por todos os países membros. A reunião ocorreu horas depois de um ataque com morteiros sírios ter matado cinco turcos. Ancara atribuiu a Damasco a autoria da ação e respondeu com um ataque de artilharia dentro do território sírio. "A aliança continua ao lado da Turquia e exige o imediato fim desses atos agressivos contra um aliado, e exorta o regime sírio a pôr um fim a essa violação flagrante do direito internacional", diz o texto. O morteiro disparado da Síria matou duas mulheres e três criançasem Ankcakale, no sudeste da Turquia e deixou pelo menos outras oito pessoas feridas. O governo turco responsabilizou Damasco pelo ataque e respondeu militarmente à ação, artilharia contra alvos no território sírio. "Nossas forças armadas (localizadas) na região da fronteira responderam imediatamente a esse abominável ataque de acordo com as regras de combate. Alvos foram atingidos por fogo de artilharia disparados contra locais na Síria identificados por radar", afirmou o gabinete do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em um comunicado. De acordo com a emissora turca NTV, os radares das forças de Ancara detectaram as posições de onde os disparos vindos da Síria partiram e os locais foram contra-atacados. O governo sírio afirmou que investiga a origem do ataque e mandou condolências ao povo turco. Pouco depois do ataque em Ankcakale, o vice-primeiro-ministro turco, Bulent Arinc, atribuiu ao regime sírio a responsabilidade pelas mortes dos civis, exigindo uma resposta em acordo com o direito internacional. Em seguida, o chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, telefonou para o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, exigindo providências, e a reunião entre os representantes dos países-membros da entidade internacional foi convocada. "A Turquia nunca deixará sem resposta tais provocações do regime sírio contra sua segurança nacional", afirmou Ancara. As autoridades da região afirmaram que quatro projéteis disparados da Síria caíram na cidade turca. Após a ação, centenas de cidadãos marcharam em direção ao escritório do governo provincial da localidade, exigindo a renúncia da administração local, informou a emissora CNN. A troca de fogo entre Síria e Turquia é o incidente fronteiriço mais sério ocorrido durante os 18 meses da insurreição que tenta depor o ditador sírio, Bashar Assad – que, segundo a oposição ao governo de Damasco, já deixou mais de 30 mil mortos. (Reuters)
TEC
iPad Mini não terá Retina Display, diz jornal = LG Display e AU Optronics estão fabricando telas de LCD para o novo tablet da Apple = Fornecedores asiáticos já começaram a produção em massa do iPad Mini, novo tablet da Apple que terá uma tela menor, disseram executivos ao "Wall Street Journal". O aparelho, com display de 7,85 polegadas de cristal líquido terá resolução menor que a tela do "Novo iPad", que foi lançado em março com Retina Display, disseram duas fontes. A tela do iPad atual mede 9,7 polegadas na diagonal, um tamanho que não mudou desde que o primeiro modelo foi lançado em 2010.
A sul-coreana LG Display e a taiwanesa AU Optronics começaram a fabricar grandes quantidades de telas de LCD para o novo dispositivo da companhia americana no mês passado, disseram as fontes.
Nesta semana, a revista "Fortune" ouviu de múltiplas fontes que a Apple vai começar a enviar convites para o lançamento do iPad Mini em 10 de outubro. Com isso, o evento pode acontecer dia 17 de outubro e o produto só deve chegar às lojas dos Estados Unidos em novembro.
As telas de LCD são inferiores à Retina Display - nome comercial dado às telas de alto padrão da Apple - que no iPad tem resolução de 2048 por 1536 pixels e um total de 3,1 milhões de pixels em 9,7 polegadas.
De acordo com a Apple, o display do Novo iPad tem quatro vezes mais pixels do que o do iPad 2 e um milhão a mais do que uma TV HD. (O Globo)
iPad mini pode chegar dia 17 de outubro = UPDATE Versão menor de tablet da Apple já estaria sendo fabricada na Foxconn do Brasil = A Apple pode lançar uma versão menor do iPad no começo de novembro, caso o rumor noticiado na Fortune se confirme. Citando "um grande investidor" da companhia fundada por Steve Jobs (1955-2011), o site da revista conta que a imprensa pode aguardar o convite para o evento de apresentação do aparelho no dia 10 de outubro. Se a Apple seguir o prazo que costuma adotar nos lançamentos, a entrega de um convite no dia 10 de outubro indica a realização de um evento no dia 17 de outubro, diz a Fortune. O site de tecnologia GigaOM vê sentido na agenda, já que a Apple prefere fazer eventos nas quartas-feiras. As vendas do aparelho, nesse caso, começariam no dia 2 de novembro. A Apple não comentou o assunto, segundo a Fortune. A empresa é conhecida por manter segredo em relação ao desenvolvimento e aos anúncios de seus produtos. Às vésperas do lançamento do iPhone 5, muitos rumores foram noticiados, e a Apple se manteve em silêncio. A maioria deles se confirmou. Boatos sobre um iPad menor circulam há meses por blogs e sites de tecnologias, que chamam o futuro tablet de "iPad mini" ou "mini-iPad). Muitos acreditavam, aliás, na possibilidade de a companhia lançar o aparelho junto com o iPhone 5. Mas as novidades extras ficaram por conta de uma nova linha de iPods, o novo sistema operacional (iOS 6), um iTunes melhorado e um novo fone, batizado de EarPods. Fotos publicadas pelo site chinês BoLoPad, que supostamente teve acesso a um protótipo do tablet, indicam que a tela do mini iPad teria 7,85 polegadas. As imagens também mostram uma entrada menor para o cabo – uma novidade que começou com o iPhone 5 e deve aparecer nos futuros dispositivos móveis da empresa. UPDATE Outro rumor veio do site japonês Macotakara, que publicou que o novo tablet estaria já sendo produzido numa unidade brasileira da Foxconn. A MacMagazine usou o Google Tradutor para obter a seguinte informação: "Segundo minha fonte, a produção do iPad mini foi iniciada na fábrica brasileira. Eu não tenho informações se ele foi produzido em fábrica chinesa, ainda". (OESP)
Japão penaliza quem faz download ilegal = Punição é considerada muito pesada e cria discussão sobre abrangência do termo `download' = O Japão colocou em vigor uma nova lei para combater a pirataria. O alvo da vez são as pessoas que fazem download ilegais. De acordo com a nova lei a punição, baixar material protegido por direitos autorias pode render dois anos de prisão ou uma multa de 2 milhões de ienes (cerca de U$25 mil). No país já existia uma punição severa para quem disponibilizava o material pirata. Os uploaders podem ser punidos com até dez anos de prisão e uma multa de dez milhões de ienes (cerca de U$ 128 mil). A lei surge após um lobby da Associação da Indústria Fonográfica Japonesa, mesmo com o crescimento de 70% dos dowloads legais neste ano. O site Torrent Freak alerta para o texto da lei. Identificar quem disponibiliza material é mais fácil do que saber quem baixa o material. O termo download pode ser generalizado. Até quem assiste um vídeo postado ilegalmente no Youtube pode estar infringindo a nova lei. A decisão foi seguida por ataques que derrubaram os sites governamentais e também da Associação de Direitos dos Autores, Compositores e Publicadores. (OESP)
LOCAIS
= O nome é prosaico, adianta o Jornal da Tarde. Leva até a crer que se trata de um serviço de utilidade pública. Mas o perfil no Facebook Bom Dia Metrô, que publica fotos de passageiras dos trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo à revelia delas, foi criado mesmo para dar visibilidade às "beldades de vagão" – na descrição da página. Com 20 dias de vida, vem gerando polêmica na rede.
== Até as 22h de ontem, o perfil reunia seis imagens de decotes e partes do corpo de diferentes mulheres, todas não identificáveis. Elas aparecem caminhando por corredores, lendo livros, aguardando para desembarcar ou esperando na plataforma a chegada do trem.
= Um dos autores da página, que não se identificou, explicou que a ideia foi fazer algo compartilhável entre os homens, "bem ao estilo conversa de bar". Se 26 pessoas tinham curtido o perfil na noite de terça-feira, ontem já eram 43. Questionados sobre a página, o Facebook respondeu que não comenta casos específicos. Já o Metrô limitou-se a informar que passageiros que se sintam constrangidos podem denunciar abusos pelo site www.metro.sp.gov.br.
= A Procuradoria do Estado de São Paulo tenta reverter uma decisão da Justiça do Trabalho de maio deste ano que proíbe todas as contratações de funcionários nas parcerias entre a Secretaria de Saúde e as Organizações Sociais (OSs) por suposta terceirização irregular de mão de obra.
== OSs são entidades sem fins lucrativos que administram serviços públicos. Segundo a Secretaria da Saúde, os 37 hospitais e 44 unidades de saúde de São Paulo afetadas pela decisão "seguem funcionando normalmente." segunda-feira, a Procuradoria entrou com recurso para esclarecer a sentença da ação civil pública, proposta pelo Ministério Público do Trabalho em 2010, pedindo o fim dos acordos com o Sistema Único de Saúde (SUS).
= Após várias panes, Estado vai investir 6% a mais em trens.
== Proposta Orçamentária prevê R$ 2,9 bilhões para a CPTM; Linha 9, onde os problemas são mais frequentes, receberá a maior fatia.
= Hebe vira nome de avenida em São Paulo. Avenida Perimetral, na zona sul da cidade, vai ganhar o nome da apresentadora que morreu no último sábado, aos 83 anos.
== A escolha da via não é ao acaso, afirma o prefeito Gilberto Kassab. A avenida é perto da residência onde ela morava e é a avenida onde fica o CEU (Centro Educacional Unificado) com um teatro que também vai se chamar Hebe Camargo.
= Metroviários de São Paulo adiam greve para o dia 24.
== Categoria cruzaria os braços a partir desta quinta-feira; empresa vai apresentar nova proposta aos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário